Além
das fotografias, pôsteres e calendários, as pin-ups também vêm ilustrando as publicidades, desde os
anos 50 até os dias de hoje. Estas vão ganhar destaque aqui no blog, com uma
série de matérias a respeito. Para começar vamos voltar na história...
Entre 1939 a
1945, durante a 2ª Guerra Mundial, houve uma precariedade de produtos no
mercado devido à falta de mão-de-obra e à dificuldade com divulgação nos meios
de comunicação para veicular os produtos. No pós-guerra as pessoas queriam ter
tudo o que elas não puderam ter no período de escassez. As marcas passaram a
investir mais do que nunca na publicidade, para que seus produtos retornassem
ao mercado com força total. Neste período a sociedade inicia um comportamento
de consumo cada vez mais acelerado. A busca pelo “ter” foi enfatizada,
sobretudo por produtos que proporcionavam uma vida mais prática, versátil e
confortável. Como os eletrodomésticos que faziam tudo para a dona-de-casa,
comidas enlatadas e fáceis de fazer, cosméticos eficazes dentre outros.
Para
atrair os olhares consumistas, a publicidade utilizou alguns artifícios, dentre
eles a utilização da imagem de pessoas bonitas, saudáveis e alegres, para dar ênfase no
ideal da felicidade, seja com os amigos ou família. Muita das vezes os produtos eram associados ao momentos de prazer,diversão e descontração.
Também eram utilizadas mulheres
bonitas com apelo inocente e sensual, que fosse um atrativo aos homens e
referência de estilo para as mulheres. Esta imagem foi traduzida no esteriótipo
da pin-up. Muitas marcas de diversos
segmentos utilizaram este tipo de ilustração para o convencimento de suas
campanhas.
Olá achei o blog uma graça,estou seguindo aqui !
ResponderExcluirBjo