Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

8 de mar. de 2012

We Can Do It! Dia Internacional da Mulher

Hi Ladies!
    Hoje, dia 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Uma data que, para nós, ladies, tem um significado especial. Todos os dias são importantes, mas hoje é tempo de repensar nossos valores na sociedade e comemorar nossas vitórias no gênero. Já pararam para pensar quantas conquistas nós mulheres conseguimos? Até pouco tempo atrás, era impossível visualizar uma mulher presidente e, há anos atrás, uma mulher independente que trabalhasse. Antigamente, as mulheres eram doutrinadas a cuidar exclusivamente do lar, o qual consistia em ser uma ótima dona de casa, esposa e mãe.
      
    Com o advento da Segunda Guerra Mundial e conseqüentemente da escassez da mão de obra, as mulheres tiveram que entrar no mercado de trabalho, já que, quem o ocupava eram os homens. Passaram por diversas dificuldades quando lhes era exigido o uso da força e também com o vestuário que não as facilitavam. Para alguns serviços, a saia era inviável quanto à praticidade, versatilidade e agilidade da locomoção. Por uma necessidade, a moda se viu obrigada a criar algo com funcionalidade e, assim, originou-se a calça feminina.

     O serviço em fábrica era trabalho duro e o governo americano observou que era preciso fazer algo que as incentivassem. Foi então que a companhia Westinghouse do Comitê de Coordenação de Produção de Guerra contratou o artista J. Howard Miller para produzir uma série de cartazes que convocassem e elevassem o moral das mulheres. Um desses cartazes, intitulado We Can Do It! que significa: Nós podemos fazer isso! Tornou-se um símbolo de força e determinação, que refletia seus ideais e direitos. Foi utilizado a mesma técnica de ilustração de pin up, cuja modelo era Geraldine Doyle, uma linda moça de 17 anos que era operária de fábrica. Ela se apresenta de uniforme, cabelo preso com um lenço vermelho (que depois se tornou um acessório do estilo pin up) e o bíceps à mostra para demonstrar que as mulheres eram fortes.


     Miller inspirou-se na campanha de Rosie The Riveter (Rosie, a rebitadeira), publicada pela United Press Internacional. Cuja modelo era também Geraldine Doyle, com indumentária similar. No entanto, nesta imagem ela possui um semblante alegre, apesar do braço sujo de graxa em meio a um trabalho pesado. O sorriso nos traz um significado de que ela estava feliz, por contribuir pela produção de munições e suprimentos de guerra.
Durante esse período a força de trabalho feminina praticamente triplicou e foi de extrema importância para o sucesso dos E.U.A na Segunda Guerra Mundial. 


    Devido aos pôsteres emblemáticos a jovem tornou-se um dos grandes ícones feministas da época. Em 1942, Rosie, a rebitadeira virou nome de uma canção que se tornou um hit nacional. Escrita por Redd Evans e Jacob John Loeb,foi gravada por vários artistas, incluindo a popular banda Kay Kyser. A canção retrata "Rosie", como uma trabalhadora incansável, fazendo a sua parte com esforço para ajudar a guerra americana. Veja o trecho a seguir:
     “Todo o dia,
     Quer chova ou faça sol
     Ela é parte da linha de montagem.
     Ela está fazendo história,
     Trabalhar para a vitória
     Rosie, a Rebitadeira”.

A seguir um vídeo com imagens das mulheres da época e a canção Rosie The Riveter :


   Assim como Geraldine Doyle, a mulher pôde perceber no decorrer dos tempos o quão necessária e forte ela é. Apenas ela é capaz de ter um dos maiores prazeres: gerar vidas. A mulher é mãe, esposa e em muitas das vezes é a chefe da família. Aos poucos ela conquistou por mérito e reconhecimento o seu papel na sociedade. Como o direito de votar e ser eleita para cargos no executivo e legislativo.

Women Can Do It! As mulheres podem continuar fazendo a diferença, lutando pelos seus direitos, serem independentes e batalhadoras sem perder a feminilidade e o estilo lady de ser.  

O importante é sonhar, acreditar, viver, realizar e ser mulher.
Para todas as mulheres... Um feliz dia!

Obs: Inspirado no We can do it, A blogueira Paula do "Just Fun", fez o editorial Ladies Can, com roupas Lady Candy. Veja o ensaio aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hi ladies!

Bem vindas ao blog da Lady Candy. Um espaço para novidades da marca e assuntos que amamos! Para voltar ao site clique aqui
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...